O ganho de peso ideal na gestação é baseado nas recomendações do Institute of Medicine (IOM- 2009) e leva em consideração o IMC pré-concepcional da paciente.
Ganho de peso ideal na gestação:
- Baixo Peso (IMC < 18,5Kg/m²): 12,5Kg a 18Kg
- Peso Ideal (IMC 18,5-24,9Kg/m²): 11 a 16Kg
- Sobrepeso (IMC 25 a 29,9Kg/m²): 7 a 11,5Kg
- Obesidade (IMC >30Kg/m²): 5 a 9kg
Mulheres que ganham peso dentro dos limites propostos têm menor chance de ter filhos nos extremos de peso para idade gestacional. No entanto, cerca de 2/3 das mulheres ganham mais peso que o recomendado, o que leva a complicações durante a gestação além de contribuir para a retenção de peso pós-parto e, assim, para o desenvolvimento da obesidade e suas complicações ao longo da vida.
ATENÇÃO:
A incidência de Diabetes Melito gestacional (DMG) em gestantes obesas é três vezes maior que na população geral.
O peso materno é um fator de risco independente para pré-eclampsia. O risco de pré-eclampsia dobra a cada aumento de 5 a 7 kg/m2 no IMC pré-gestacional. Gestantes obesas também estão expostas a maior risco de parto pós-termo e infecções do trato urinário durante e gestação. Por outro lado, as obesas têm menor risco de parto pré-termo e anemia.
Dr. Audie Nathaniel Momm - Médico
Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos
Referências:
Ganho de Peso na Gestação Associação Brasileira para o Estudo da Ob esidade e da Síndrome Metabólica – ABESO Dra. Maria Edna de Melo
Atalah SE, Castillo CL, Castro RS. Propuesta de um nuevo estandar de evaluación nutricional en embarazadas. Rev Med Chile. 1997; 125:1429-36.
Kathleen M. Rasmussen and Ann L. Yaktine, Editors. Weight Gain During Pregnancy: Reexamining the Guidelines. Institute of Medicine; National Research Council. http://www.nap.edu/catalog/12584.html
Gadelha PS, Cercato C. Obesidade e Gestação. In: Mancini MC, Geloneze B, Salles JEN, Lima JG, Carra MK. Tratado de Obesidade. Itapevi: AC Farmacêutica. 2010; 356-358.
Kashan AS, Kenny LC. The effects of maternal body mass index on pre gnancy outcome. Eur J Epidemiol. 2009; 24:697–705.