14 de março de 2016

Você é o que seus pais comeram.

 

Pesquisadores mostraram que a obesidade (induzida pela alimentação) pode ser geneticamente herdada, tanto do pai quanto da mãe.


Neste estudo, a equipe do Instituto de Genética Experimental (IEG) pesquisaram ratos que tinham se tornado obesos e desenvolvido diabetes tipo 2, devido a uma dieta rica em gordura.

"Os resultados mostraram que ambos óvulo e espermatozóides repassam informações genéticas que, particularmente na prole feminina, levou a obesidade grave", segundo o professor Johannes Beckers, que dirigiu o estudo. Na descendência masculina, por outro lado, o nível de glicose no sangue foi mais afetado do que nos irmãos do sexo feminino. Os dados também mostram que, como em humanos, a contribuição materna para a mudança no metabolismo na descendência é maior do que a contribuição paterna.



Prole de fêmeas herda obesidade das "mães", enquanto que a prole masculina herda hiperglicemia dos "pais".



Tal achado traz uma possível explicação para rápida disseminação do diabetes em todo o mundo. "Esse tipo de herança genética, de um distúrbio metabólico devido a uma dieta pouco saudável, pode ser uma das principais causas para o dramático aumento global de prevalência de diabetes desde os anos 1960", disse o professor Martin Hrabe de Angelis, diretor do IEG e iniciador de o estudo. 
O aumento observado em doentes diabéticos em todo o mundo quase não pode ser explicada por mutações do DNA, porque esse aumento foi muito rápido.

Em suas teorias sobre a hereditariedade e evolução, tanto Jean-Baptiste Lamarck quanto Charles Darwin, declararam explicitamente que as características e traços que os pais adquirem durante a sua vida, por meio da interação com o meio ambiente, podem ser transmitidas aos seus descendentes.

"Este estudo é de extrema importância porque prova pela primeira vez que uma doença metabólica adquirida pode ser transmitida para a prole geneticamente via óvulos ou espermatozoides, semelhante às ideias de Lamarck e Darwin." 
Johannes Beckers



Dr. Audie Nathaniel Momm - Médico
Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos


Referência:
HUYPENS, Peter et al. Epigenetic germline inheritance of diet-induced obesity and insulin resistance. Nature Genetics, 2016.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...