1 de março de 2016

Beber mais água emagrece (entre outros benefícios), diz estudo

Aumentar o consumo de água em apenas 1% é eficaz no controle do peso, reduz a ingestão de açúcar, sódio e gordura saturada.



Estudo publicado este mês (março de 2016), analisou os hábitos alimentares de mais de 18.300 adultos norte-americanos e descobriu que a maioria das pessoas que aumentaram seu consumo de água em 1% por cento reduziram sua ingestão total de calorias diárias bem como o seu consumo de gorduras saturadas, açúcar, sódio e colesterol. 

Principais resultados do estudo:
  • Aumento no consumo de água de 1 a 3 copos a mais por dia.
  • Diminuição no consumo total de energia de 68 a 205 calorias (meio a 1 pão francês).
  • Diminuição da ingestão de sódio por 78 a 235 miligramas
  • Diminuição no consumo de açúcar em cerca de 5 a 18 gramas.
  • Diminuição no consumo de colesterol em 7 a 21 miligramas por dia. 
 "Esta descoberta indica que pode ser suficiente para projetar e fornecer intervenções nutricionais universais e campanhas de educação que promovam o consumo de água pura em substituição de bebidas com calorias em diversos subgrupos da população." 
Delineamento experimental:
Antes do estudo, os participantes costumavam consumir cerca de 4,2 copos de água pura diariamente e a ingestão calórica média de 2.157 calorias.
Um aumento pequeno, mas estatisticamente significativo de 1% no consumo diário de água pura, foi associada com uma redução de 8,6 calorias no consumo diário de energia, bem como ligeiras reduções na ingestão de bebidas adoçadas, juntamente com diminuição no consumo de gordura, açúcar, sódio e colesterol.
As reduções foram maiores entre os homens e entre os adultos jovens, possivelmente associado ao consumo calórico maior desses grupos.


Fonte: Universidade de Illinois em Urbana-Champaign

Dr. Audie Nathaniel Momm - Médico
Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos


Referência:
R. An, J. ‎McCaffrey. Plain water consumption in relation to energy intake and diet quality among US adults, 2005-2012 . Journal of Human Nutrition and Dietetics , 2016.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...