30 de março de 2016

Remissão do Diabetes tipo 2 e dieta de muito baixa caloria

 O diabetes tipo 2 é potencialmente reversível em 8 semanas, através de uma dieta de muito baixa caloria, mostra nova pesquisa.



Os resultados foram publicados on-line 21 de março de 2016 na revista Diabetes Care pela Dra. Sarah Steven, da Universidade de Newcastle, Reino Unido."Na época do diagnóstico, todos devem ser informados de que a diabetes tipo 2 é potencialmente reversível pela perda de peso. Não é uma opção fácil, mas deve ser cuidadosamente considerada, planejada e discutida no âmbito familiar", ressalta o pesquisador principal, Dr. Roy Taylor, também da Universidade de Newcastle, disse ao Medscape Medical News.

No estudo com duração de 6 meses, 30 adultos com sobrepeso ou obesos com diabetes tipo 2, diminuíram o peso corporal significativamente por 8 semanas com dieta (principalmente líquida) de 600 a 700 calorias por dia. 12 dos 30 indivíduos (40% ) alcançou um nível médio de glucose no plasma em jejum com menos do que 126 mg/dL.Depois de mais de 6 meses de um programa de controle de peso intensivo e individualizado, 13 dos 30 (43%) manteve uma glicemia de jejum abaixo de 126 mg/dL, reduzindo o uso de todos os medicamentos hipoglicemiantes.
"Perda de peso substancial pode ser alcançado apenas por restrição calórica severa. A transição da dieta líquida de baixa caloria para uma alimentação normal requer uma gestão muito cuidadosa. Esta abordagem em duas fases para a perda de peso substancial foi bem sucedida, ao contrário de crenças atuais sobre como perder peso ", disse Taylor.
Mas o especialista em obesidade Arya M Sharma, MD, da Universidade de Alberta, Edmonton, é cético: 
"O fato de que uma dieta de baixa caloria pode reverter diabetes é algo que conheço há muito tempo... . A questão-chave aqui não é se a perda de peso pode realmente reverter diabetes ou colocá-lo em remissão, mas a durabilidade do efeito ... . Como medida em ensaios de gestão de obesidade, 6 meses não é muito tempo. "
Dr. Sharma acrescentou: 
"É um estudo que mostra que se você perder peso através de uma dieta, há uma boa chance de seu diabetes entrar em remissão. Mas, de qualquer forma, se você voltar a ganhar peso, o diabetes também voltará. "

Dr. Audie Nathaniel Momm - Médico
Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos


Referência:
STEVEN, Sarah et al. Very-Low-Calorie Diet and 6 Months of Weight Stability in Type 2 Diabetes: Pathophysiologic Changes in Responders and Nonresponders. Diabetes Care, p. dc151942, 2016.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...