Você tomou um bom café da manhã hoje? Mantém este hábito ou costuma pular a refeição, alegando falta de tempo? Saiba que para emagrecer ou simplesmente para se manter saudável, o café da manhã é crucial.
É o que diz uma pesquisa da Faculdade de Medicina e da Unidade de Diabetes do Wolfson Medical Center, da Universidade de Tel Aviv, capitaneada por Daniela Jakubowicz de Sackler. O estudo foi publicado na revista Obesity.
O metabolismo, segundo o estudo, é influenciado pelo ritmo circadiano do corpo - o processo biológico que o corpo segue ao longo de um ciclo de 24 horas. Portanto, a hora do dia que comemos pode ter um grande impacto na forma como nosso corpo processa os alimentos.
Na pesquisa, os participantes que comeram um bem servido café da manhã - incluindo até mesmo um item de sobremesa, como um pedaço de bolo de chocolate ou um biscoito - apresentaram níveis significativamente mais baixos de insulina, glicose e triglicérides ao longo do dia, traduzindo-se em um menor risco de doença cardiovascular, diabetes, hipertensão e colesterol alto.
Os pesquisadores selecionaram 93 mulheres obesas, aleatoriamente designadas para um dos dois grupos isocalóricos.
Grupo 1: 700 calorias no café da manhã, 500 no almoço e 200 no jantar.
Grupo 2: 200 calorias no café da manhã, 500 no almoço e 200 no jantar.
Ao final do estudo:
Grupo 1: perda média de 8,07 quilos e 3,0centímetros de cintura
Grupo 2: perda média de 3,36 quilos e 1,4 centímetros de cintura.
As mulheres do primeiro grupo ainda apresentaram níveis significativamente mais baixos do hormônio que regula a fome (grelina), uma indicação de saciedade e que leva a menos vontade de beliscar ao longo do dia. O grupo também mostrou diminuição significativa nos níveis de insulina, glicose e triglicérides. E não experimentou os altos picos nos níveis de glicose no sangue, que normalmente ocorrem após uma refeição. O segundo grupo, embora tenha perdido peso, teve seus níveis de triglicérides aumentados.
Dr. Audie Nathaniel Momm - Médico
Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos
Referência:
ABESO em http://www.abeso.org.br/noticia/cafe-da-manha