8 de outubro de 2014

Frutose - CUIDADO!

Frutose Cuidados

Pesquisas sugerem que o consumo excessivo de frutose exerce efeito lipogênico, ou seja, induz a síntese de lipídios e está associado com os componentes da síndrome metabólica, como resistência à insulina, aumento da circunferência abdominal, dislipidemia e hipertensão.



Frutose Riscos e Benefícios
O aumento do consumo de frutose é paralelo ao aumento da prevalência de obesidade no Brasil e no mundo. Dietas ricas em frutose estão relacionadas com maior ganho de peso e resistência insulínica. A evidência de estudos clínicos e epidemiológicos recentes sugere que existem riscos associados com a ingestão de açúcar que vão para além do ganho de peso, cáries dentárias e deficiências nutricionais sendo, por isso, necessário reavaliar as recomendações nutricionais para os açúcares de adição e delinear estratégias que estabilizem a crescente utilização industrial e consumo de frutose.

O consumo de fontes de frutose também se associa com aumento da pressão arterial, aumento dos níveis de marcadores inflamatórios séricos, aumento dos lipídios plasmáticos e aumento do risco para desenvolvimento do diabetes tipo 2. São necessários estudos dose-resposta que determinem os níveis a partir dos quais se pode associar a frutose com os seus efeitos metabólicos nocivos.

A educação nutricional e o desenvolvimento de políticas públicas que busquem a redução dos alimentos fontes de frutose ou alimentos associados a estes pode ser uma estratégia para redução dos malefícios que o consumo de dietas ricas em frutose pode acarretar.

Apesar da frutose conter baixo Índice Glicêmico, ela apresenta fácil absorção e metabolização. O resultado é que ela é MUITO MAIS facilmente convertida em gordura corpórea do que outras moléculas de glicídios, mostrando-se não ser lá a melhor das opções.


Dr. Audie Nathaniel Momm - Médico
Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos

Referências:
  • ABESO em http://www.abeso.org.br/noticia/site-da-abeso-disponibiliza-tabela-de-teor-de-frutose 
  • Stanhope KL. Role of fructose-containing sugars in the epidemics of obesity and metabolic syndrome. Annu Rev Med. 2012;63:329-43.
  • Ferder L, Ferder MD, Inserra F. The role of high-fructose corn syrup in metabolic syndrome and hypertension. Curr Hypertens Rep. 2010;12(2):105-12.
  • Samuel VT. Fructose induced lipogenesis: from sugar to fat to insulin resistance. Trends Endocrinol Metab. 2011;22(2):60-5.
  • Wiernsperger N, Geloen A, Rapin JR. Fructose and cardiometabolic disorders: the controversy will, and must, continue. Clinics (Sao Paulo). 2010;65(7):729-38.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...