12 de fevereiro de 2017

3 razões pelas quais SUCOS NA DIETA são um MITO

Suco de Fruta Dr Audie Nathaniel Momm

Se você estiver inclinado a perda peso, elimine determinados sucos de frutas de sua dieta!

 


Sucos são aparentemente saudáveis. Muitos "especialistas" em nutrição se aventuram em aconselhá-los como um elemento essencial em uma dieta para perder peso. Sua popularidade é tão grande que existem dietas baseadas unicamente em sucos.

Os sucos de frutas não são o que parecem 

Suco de Fruta Dr Audie Nathaniel Momm

Infelizmente, bebidas de frutas são uma outra mentira da indústria de alimentos. 
De todos os sabores, cores, marcas ... sucos de frutas embalados enchem as prateleiras dos supermercados e todos parecem ser bebidas saudáveis. 
Mas você já deve estar se perguntando como uma embalagem de suco de frutas é feito e quais os seus ingredientes reais? 
Primeiro, a fruta na matéria prima é espremida e prossegue para tanques de armazenamento ou tanques até embalagem subsequente. 
Desde a obtenção de suco para engarrafamento, pode levar muitos meses e durante este período o suco perde quase todo o sabor. 
Como o sumo de sabor é devolvido? 
Fabricantes adicionam todos os tipos de produtos químicos e açúcar para imitar o "sabor natural" do suco. Como um resultado, obtém-se uma mistura de sabor de suco de frutas e grandes quantidades de açúcar. 

Ah! Não pense que os sucos comercializados como concentrado de suco 100% natural são mais saudáveis ​​porque eles seguem o mesmo processo de desenvolvimento como outros sucos embalados. 


Nem todos os sucos são embalados, eu sei. 
Sucos naturais que você faz em casa, contêm apenas frutassem aditivos químicos. 
Este tipo de auto sucos pode até ser mais saudável ​​do que sucos embalados, mas as diferenças entre eles não são tão grandes
Sucos naturais frescos são mais saudáveis ​​porque eles ainda têm uma certa quantidade de vitaminas, minerais e antioxidantes de frutas, mas há 2 coisas que separam significativamente dos benefícios de uma fruta inteira: 
  1. Seu alto teor de açúcar frutose. 
  2. Sua ausência de fibra. 

Assim, um suco natural compreende água e grandes quantidades de açúcar e nenhuma fibra. 


Sucos de frutas favorecem o ganho de peso 

Suco de Fruta Dr Audie Nathaniel Momm
Sucos de frutas têm características que os diferem de frutas inteiras e torná-los não é uma opção adequado para perda de peso. 

Você quer saber o que são essas características? 

1. Sucos contêm uma grande quantidade de açúcar e nenhuma fibra 

As frutas são alimentos inteiros, naturais que contêm fibras , vitaminas, minerais, antioxidantes e fitoquímicos, e trazem inúmeros benefícios à saúde. Por outro lado, sucos de frutas, tanto embalados quanto naturais, contêm uma grande quantidade de açúcar e nada de fibra, o que tem um impacto negativo sobre a saúde. 

Suco de Fruta Dr Audie Nathaniel Momm
Você sabia que sucos de frutas têm quase a mesma quantidade de açúcar que beber uma gasosa?
Um suco natural contém 21 g de açúcar, um suco embalado contém 23 g de açúcar e um refrigerante 27 g de açúcar. 
Para entender melhor: beber um copo de suco de fruta é como consumir 6 colheres de chá de açúcar, aproximadamente. 



2. Suco faz você perder o controle sobre seu consumo 

Sim, você leu que direito: é muito fácil beber alguns copos de suco sem se sentir saciado. 
A falta de fibra faz com que o consumo, digestão e metabolização de suco sejam muito mais rápidos e mais fáceis do que um pedaço de fruta inteira. 
Com nenhuma fibra, não sacia o apetite, mas também incentiva a beber mais, assim consumindo mais calorias totais. 
Além disso, a frutose (açúcar) presente no sumo vai rapidamente e em grandes quantidades para o fígado, o único órgão do seu corpo pode metabolizar. Desta forma, essa quantidade de frutose é convertida em gorduras e contribui para o aumento da resistência à insulina. 

Mas há mais ... 

O excesso de frutose no corpo está associado com um aumento do risco de obesidade, o cancer e diabetes, bem como com aumento dos níveis de colesterol, entre outros. 


3. Sucos têm calorias em forma líquida 

O que isso significa? 

Seu cérebro, o órgão responsável por manter o equilíbrio energético estável, não é capaz de registrar essas calorias. 
Ao comer um alimento, o seu cérebro é colocado em operação para gerir o seu nível de saciedade e fome, bem como a queima de calorias. Quando você ingere calorias de alimentos sólidos, o seu cérebro induz a redução noo consumo de outros alimentos. Contudo, quando você ingere calorias de alimentos líquidos, o seu cérebro tende a não reduzir o consumo de outros alimentos. 

Em outras palavras, calorias líquidas não satisfazem o seu apetite e não enchem o estômago. Assim não há nada para "frear" a ingestão de mais calorias. 

Em RESUMO

Suco de Fruta Dr Audie Nathaniel Momm


Se você estiver inclinado a perda peso, elimine sucos de frutas de sua dieta! 







Referências:
  • BRAY, George A. How bad is fructose?. The American journal of clinical nutrition, v. 86, n. 4, p. 895-896, 2007. 
  • BASCIANO, Heather; FEDERICO, Lisa; ADELI, Khosrow. Fructose, insulin resistance, and metabolic dyslipidemia. Nutrition & metabolism, v. 2, n. 1, p. 5, 2005. 
  • DREWNOWSKI, Adam; BELLISLE, France. Liquid calories, sugar, and body weight. The American journal of clinical nutrition, v. 85, n. 3, p. 651-661, 2007. 
  • J Am Diet Assoc. 2009 Mar;109(3):430-7. doi: 10.1016/j.jada.2008.11.031.Effects of food form and timing of ingestion on appetite and energy intake in lean young adults and in young adults with obesity. Mattes RD1, Campbell WW.
  • Wojcicki, Janet M., and Melvin B. Heyman. “Reducing Childhood Obesity by Eliminating 100% Fruit Juice.” American Journal of Public Health 102.9 (2012): 1630–1633. PMC. Web. 12 Feb. 2017.

Dr. Audie Nathaniel Momm - Médico
Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...