8 de julho de 2015

Comer menos para viver mais.

Restrição Calórica Longevidade

Restrição calórica seria um dos segredos para a longevidade? A redução de 20% a 30% de calorias na dieta parece diminuir o risco de desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis.



Estudos em animais têm demonstrado o efeito positivo de uma dieta de restrição calórica sobre a longevidade. Contudo, em seres humanos, o mecanismo pelo qual a restrição calórica poderia beneficiar a longevidade ainda necessitam mais esclarecimentos. Hipóteses que sustentam a ideia:

Redução da gordura corporal e sinalização de hormônios
Redução da gordura corporal e sinalização de hormônios
O tecido adiposo pode ser considerado um órgão endócrino, uma vez que secreta diversos hormônios ativos em todo o organismo. A redução dos depósitos de gordura corporal, modificaria a secreção de tais hormônios (fator de necrose tumoral, resistina, adiponectina e leptina), incrementando expectativa de vida.


Redução de radicais livres circulantes
Redução de radicais livres circulantes
Os danos à saúde decorrentes dos radicais livres incluem diversas doenças crônicas não transmissíveis, como aterosclerose, diabetes, artrites e câncer. 

Estudos em animais
Estudos em animais
Comprovou-se que a restrição calórica em animais de laboratório causa um aumento na expectativa de vida que varia de 30 a 60% para mais. Observou-se também a diminuição de doenças crônicas, com efeitos antiaterogênicos, retardo no aparecimento de doenças auto-imunes e diminuição significativa de neurodegeneração para Alzheimer e Parkinson.

Restrição calórica em humanos  Biosfera 2
Restrição calórica em humanos
Um estudo foi feito na Biosfera 2, local projetado para ser autossuficiente e ecologicamente controlado, em que oito participantes ficaram enclausurados durante dois anos. Durante 18 meses, esses participantes tiveram uma dieta com restrição da ingestão calórica de 22% (2.500 kcal/dia para 1.925 kcal/dia). Observou-se redução do índice de massa corporal, além de redução de fatores de risco metabólicos para doenças coronarianas, tais como perfil lipídico e pressão sanguínea.

Os efeitos da restrição calórica em humanos também parece estar associada a hábitos saudáveis. Pacientes que optam por dieta hipocalórica, tendem a consumir alimentos saudáveis, como frutas, vegetais, alimentos integrais, diminuição no consumo de gordura saturada entre outros hábitos. Neste os benefícios de uma restrição calórica se confunde com os hábitos alimentares e de vida saudáveis.






Referência
GENARO, Patrícia de Souza; SARKIS, Karin Sedó; MARTINI, Ligia Araújo. O efeito da restrição calórica na longevidade. Arq Bras Endocrinol Metab,  São Paulo ,  v. 53, n. 5, p. 667-672, jul.  2009 .
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...