11 de fevereiro de 2016

Extrato de oliveira no controle da hipertensão.


Extrato de oliveira no controle da hipertensão

O extrato de folhas de oliveira pode prevenir e combater os problemas associados à pressão arterial, colesterol LDL, aterogênese e síndrome metabólica.





Extrato de oliveira no controle da hipertensão.
Realizado estudo experimental em humanos com a administração de 1.600 mg extrato/dia. Os parâmetros avaliados foram pressão sistólica e diastólica, níveis de oxidação do LDL (tempo de latência) e os níveis sanguíneos de óxido nítrico (NO), malonildialdeído (MDA), capacidade antioxidante (CAO), perfil lipídico, glicemia, transaminases e creatinina.


Resultados: Observou-se uma diminuição estatisticamente significativa na pressão arterial sistólica e diastólica e aumento dos níveis de NO (P <0,050). Em indivíduos com maior pressão arterial sistólica também foi observado uma redução de seu valor após a intervenção (P = 0,002). O tempo de latência do LDL aumentou de forma significativa (P = 0,047), e em todos os sujeitos o colesterol total (CHO) foi reduzido. Os níveis de colesterol LDL, triglicerídeos (TG) e razão de CHO / HDL também apresentou redução significativa (P = 0,076, P = 0,059; P = 0,056, respectivamente).
.


Extrato de oliveira no controle da hipertensão.
Os resultados demonstram que o extrato de folhas de oliveira testado em indivíduos pré-hipertensos e hipertensos, teve efeito hipotensor na pressão sistólica e diastólica. Houve também aumento no plasma de óxido nítrico, que possui forte ação vasodilatadora. 
Os dados também mostram uma diminuição na susceptibilidade da oxidação de LDL. A ingestão do extrato também produziu uma melhora no perfil lipídico
Embora sendo um estudo preliminar, os resultados são muito promissores e úteis na concepção de alimentos funcionais. O extrato de folhas de oliveira pode prevenir e combater os problemas associados à pressão arterial, colesterol LDL, aterogênese e síndrome metabólica.


Dr. Audie Nathaniel Momm - Médico
Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos


Referências:
CABRERA-VIQUE, Carmen et al. Efecto hipotensor de un extracto de componentes bioactivos de hojas de olivo: estudio clínico preliminar. 2015.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...