21 de abril de 2016

Mulheres obesas tendem a sofrer mais de asma

Mulheres obesas tendem a sofrer mais de asma

A obesidade está ligada a maior prevalência de asma em mulheres.


Mulheres obesas são mais propensas a sofrerem de asma que as com peso adequado, de acordo com novos dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e do Centro Nacional de Estatística em Saúde (NCHS) dos Estados Unidos.

“Vários estudos mostraram que, entre adultos, a obesidade está associada com um aumento do risco de diagnóstico de asma, maior necessidade de atendimento em saúde por causa da asma, e maior gravidade de sintomas”, observaram a Dra. Lara Akinbami e a Dra. Cheryl Fyar, do NCHS, em um resumo estatístico divulgado em 16 de março.
Elas utilizaram dados da Pesquisa de Exame da Saúde e Nutrição Nacional americana para avaliar a prevalência atual de asma por condição de peso entre adultos americanos com mais de 20 anos de idade.
No período de 2011 a 2014, a prevalência de asma foi de 8,8% entre adultos. Ela foi maior nos adultos com obesidade (11,1%) em comparação a adultos com peso normal (7,1%) e adultos com sobrepeso (7,8%).
“Esse padrão foi consistente para a maioria dos subgrupos demográficos, exceto entre homens, para os quais não foi observada diferença estatisticamente significativa entre a prevalência de asma e condição de peso”, dizem os autores.
A asma foi mais prevalente em mulheres obesas (14,6%) que em mulheres com peso normal (7,9%) e com sobrepeso (9,1%). Entre homens, a prevalência de asma atual foi de 7,1%, 6,7% e 6,1% para categorias de peso obesidade, sobrepeso e peso normal, respectivamente.
Para pessoas de todas as raças e para aquelas de origem hispânica, a prevalência de asma foi maior entre obesos do que dentre aqueles de peso normal. A prevalência da asma foi de 10,9% para brancos não hispânicos obesos versus 8,1% para seus pares de peso normal. Entre negros não hispânicos, a prevalência de asma foi de 13,6%, 7,5% e 6,6% para categorias obesidade, sobrepeso e peso normal, respectivamente. Para hispânicos, os valores correspondentes foram 9,6%, 4,0% e 5,7%, respectivamente.
Dentre todos os grupos etários da idade adulta, a prevalência de asma foi significativamente maior entre adultos obesos comparados com os de menor peso, dizem as autoras. No entanto, uma tendência no aumento da prevalência da asma com o peso foi observada mais notadamente em pessoas acima de 60 anos de idade.

A American Thoracic Society recentemente realizou um workshop sobre obesidade e asma, que concluiu que a obesidade é um “fator de risco maior para a asma, e que a asma relacionada a obesidade é provavelmente diferente dos outros tipos de asma (por exemplo, alérgica, ocupacional, induzida pelo exercício, noturna, sensível a aspirina, e grave)”, observam as Dras. Akinbami e Fryar.
À parte das considerações quanto a peso, a prevalência geral de asma entre adultos americanos aumentou de 7,1% no período de 2011-2002 para 9,2% em 2013-2014, observam as autoras em seu resumo. E, de acordo com o CDC, quase 65% dos adultos com asma apresentam asma persistente; 35% possuem asma intermitente.


Dr. Audie Nathaniel Momm - Médico
Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos



Referências:

  • CDC. NCHS Data Brief. Publicado online em 16 de março de 2016.
  • NCHS Data Brief. 2016 Mar;(239):1-8. Current Asthma Prevalence by Weight Status Among Adults: United States, 2001-2014. Akinbami LJ, Fryar CD.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...