2 de junho de 2014

Nutrologia na Prevenção do Câncer

Nutrologia na Prevenção do Câncer

De acordo com estatísticas recentes 40% dos cânceres de hoje podem ser prevenidos através da nutrição e outras mudanças de estilo de vida. Um plano alimentar nutrológico e suplementação podem ser prescritos por seu médico para prevenção do câncer e de acordo com as características, necessidades e objetivos de cada paciente.
Conheça alguns alimentos funcionais com propriedades antioxidantes:

 


Chá Verde Camelia Sinensis Catequinas Antineoplásico
Chá verde: rico em polifenóis (catequinas, epigalocatequinas-3-galato (EGCG)); reduz a angiogênese do câncer e as metástases, antioxidante, desintoxicador (ativa as enzimas do fígado), estimula a apoptose das células cancerosas, aumenta o efeito da radioterapia; o melhor é o japonês que é mais concentrado que o chinês; para efeito completo precisa liberar as catequinas, por tanto precisa ficar em infusão de 5 a 8 minutos e ser tomado logo em seguida, após 1 hora de preparado perde o efeito das catequinas. Quem sofre de insônia não pode tomá-lo depois das 16 horas.

Azeite de Oliva
Azeite de oliva e azeitonas: rico em antioxidantes fenólicos; azeitonas pretas são mais ricas em antioxidantes e o azeite precisa ser prensado a frio (extra virgem). Recomendações de ½ a 1 colher de sopa por refeição, pois aumenta o peso usado em maior quantidade.

Cúrcuma Antioxidantes Antineoplásico
Cúrcuma e curry: anti-inflamatório natural; induz a apoptose das células cancerosas e inibe a angiogênese; aumenta a eficácia da quimioterapia; deve ser misturado a pimenta-do-reino ou gengibre e diluído em óleo para ter seu efeito protetor ativado; usar: ¼ de colher de chá do pó de cúrcuma misturada com ½ colher de sopa de azeite de oliva extra virgem e uma pitada de pimenta-do-reino ou gengibre.

Gengibre anti-inflamatório e antioxidante
Gengibre: anti-inflamatório e antioxidante; reduz a  angiogênese; infusão de gengibre diminui a náusea causada pela quimioterapia.

Legumes crucíferos: imunoestimulantes e antimetástase
Legumes crucíferos: imunoestimulantes e antimetástase; contém sulforane e indole-3-carbinol (I3C) que tem capacidade de desintoxicar certos cancerígenos; leva a apoptose das células cancerosas; não pode ferver os crucíferos, pois perde a propriedade anti-cancer, é preciso cozinhar no vapor, no próprio caldo ou refogados rapidamente numa panela work.

Alho, cebola, alho-poró, cebolinha, cebolinha francesa
Alho, cebola, alho-poró, cebolinha, cebolinha francesa: o alho é a erva medicinal mais antiga de 3000 a.C.; são excelentes antibacterianos; os alicíneos reduzem  os efeitos anti-cancerígenos das nitrosaminas e N-nitroso (presente nas carnes grelhadas) e induzem a apoptose, controla as taxas de açúcar no sangue, reduz a secreção de insulina e IGF; para efeito o alho precisa ser esmagado e banhado em azeite para liberar a alicina.

Legumes e frutas ricos em CAROTENO
Legumes e frutas ricos em CAROTENO: é cenoura, inhame, bata-doce, abóbora, abobrinha, tomate, caqui, damasco, beterraba, todos com cores vivas (vermelho, verde, amarelo, laranja); possuem vitamina A, licopenoluteína, fitoeno e a cantaxantina que inibe a proliferação das células cancerosas inclusive dos gliomas do cérebro; estimulam as células do sistema imunológico (células NK). O tomate só libera a propriedade se cozido com azeite.

Soja: as isoflavonas
Soja: as isoflavonas (genisteína, daidzeína e a gliciteína) bloqueiam a estimulação das células cancerosas pelos hormônios sexuais (estrogênio e testosterona) e bloqueadores da angiogênese. O que foi associado ao câncer de mama são os suplementos da isoflavona em pílulas não na alimentação; durante a quimioterapia com TAXOL deve-se suspender o uso da soja , parar alguns dias antes e só recomeçar alguns dias depois (acreditasse que a genisteína da soja interfira no efeito do Taxol).

Cogumelos: ricos em polissacarídeos e lentinano; o Maitake é o mais rico.

Ervas e Condimentos
Ervas e codimentos: alecrim, tomilho, orégano, manjericão e hortelã são ricas em óleos essenciais (terpenos) que aumentam a apoptose e reduz a proliferação das células cancerosas; o alecrim possui carnosol que é antioxidante e anti-inflamatório ajuda a potencializar a quimioterapia; salsa e aipo contém epigenina que é anti-inflamatório, promove a apoptose e bloqueia a angiogênese.

Algas Fucoxantina
Algas: o fucoidan (fucoxantina é um carotenoíde) encontrado nas algas provoca a apoptose das células cancrígenas e estimula as células do sistema imunológico; a alga nori contém também ômega 3 de cadeia longa.

Frutas Vermelhas
Frutas vermelhas: possuem ácido elágico e multiplos polifenóis atuam no mecanismo de eliminação das células cancerigenas e na angiogênese; as antiocianidinas e proantocianidinas levam a apoptose da célula cancerígena.

Frutas com caroço: os mesmos das frutas vermelhas.

Frutas Cítricas
Frutas cítricas: laranja, tangerina, limão, grapefruit e pomelo contém flavonoides anti-inflamatórios; estimula a desintoxicação dos cancerígenos pelo fígado.

Romã Pomegranate
Suco de romã: anti-inflamatório e antioxidante; reduz consideravelmente o crescimento do câncer de próstata no homem, inclusive sua forma mais agressiva. Consumir 1 copo de 250 ml por dia de suco de romã (à venda em lojas especializadas de produtos naturais e orgânicos).

Vinho Tinto Resveratrol
Vinho tinto:  rico em polifenóis (revesratrol) e protegido do oxigênio o vinho tinto age nas 3 etapas da progressão do câncer (iniciação, promoção e progressão) bloqueando a ação do NF-kappaB. Por possuir antiangiogênico é proibido na gravidez. O pinot noir é o vinho tinto que mais contém reverastrol. O consumo indicado é não passar de 1 taça por dia durante as refeições, o excesso faz efeito contrário devido ao álcool.

Chocolate Amargo
Chocolate amargo com 70% ou mais de cacau: retardam o crescimento das células cancerosas; possuem antioxidantes, proantocianidinas e polifenóis mais que o vinho tinto; consumo até 20 g; não misturar com o leite, pois corta o efeito benéfico do cacau.





Dr. Audie Nathaniel Momm - Médico
Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos


Saiba mais: 
http://www.faultlessfitness.com/nutrition-and-cancer-what-you-need-to-know/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...