5 de junho de 2014

Tratamento não medicamentoso da Hipertesão Arterial

Hipertesão Tratamento Não Farmacológico

Você sabia que é possível atingir níveis normais de pressão arterial, apenas com modificações no estilo de vida? 


O tratamento não medicamentoso pode levar à diminuição da dosagem de medicamentos ou ate mesmo a suspensão do uso, evitando muitas vezes os efeitos colaterais dos fármacos utilizados.
Vantagens:
  • Baixo custo e risco mínimo.
  • Redução da pressão arterial, favorecendo o controle de outros fatores de risco,
  • Aumento da eficácia do tratamento medicamentoso.
  • Redução do risco cardiovascular.
Controle do Peso Corporal
Controle do Peso Corporal

Hipertensos com excesso de peso devem emagrecer.
Objetivos: IMC inferior a 25kg/m² e circunferência abdominal inferior a 94cm para homens e 80cm para mulheres.
Estudos mostram que uma redução de 10kg de peso corporal pode reduzir a pressão arterial de 5 a 20mmHg. Ou seja, é possivel passar de uma pressão de "15 por 9" para "13 por 8" somente reduzindo o peso corporal.

Redução no consumo de sal
Redução no consumo de sal

O ideal é consumir no máximo 4 colherinhas de café rasas de sal por dia. Uma dieta com pouco sal (hipossódica) pode reduzir a pressão arterial em 2 a 8 mmHg. Evite: conservas, frios, enlatados, embutidos, molhos prontos, sopas desidratadas, salgadinhos, etc.)


Cálcio, Potássio, Magnésio


Cálcio, Potássio, Magnésio

Feijões, ervilhas, vegetais verdes escuros, banana, melão, cenoura, beterraba, frutas, tomates, batata, laranja, leite desnatado, etc.
Cessar ingestão de álcool
Cessar ingestão de álcool

A diminuição da ingestão excessiva de álcool pode diminuir a pressão arterial em 2 a 4 mmHg.
Cessar o hábito de fumar
Cessar o hábito de fumar

O ato de fumar  dificulta o controle da pressão arterial em pacientes hipertensos. Acredita-se que a nicotina acarrete uma vasoconstricção direta dos vasos (estreitamento do diâmtero destes vasos) além de, um  aumento da liberação da vasopressina,  adrenalina e noradrenalina, substâncias que acarretam uma elevação  da pressão anterial e dos batimentos cardíacos .   A cessação do tabagismo  é uma meta importante para o tratamento dos indivíduos hipertensos, pois este hábito aumenta o risco cardiovascular global e  ainda, dificulta os controle dos níveis da pressão arterial.  

Prática de atividades físicas
 Prática de atividades físicas

Uma única sessão de exercício físico prolongado de baixa ou moderada intensidade provoca queda prolongada na pressão arterial.
A prática regular de atividades  físicas de lazer, principalmente vigorosas, reduz em aproximadamente  30%  o  risco  de  desenvolvimento  da  Hipertensão Arterial.  O treinamento aeróbico reduz em cerca de 7/5 mmHg a pressão sistólica. A indicação é que o indivíduo adulto pratique  pelo menos 30 minutos de atividade física moderada (40%  a  60%  da  frequência  cardíaca máxima) em  pelo  menos  5  dias  da  semana. 


Dr. Audie Nathaniel Momm - Médico
Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos


Referências:

AMODEO,  C.;  LIMA,  N,  K,  C. Tratamento Não-Medicamentoso da Hipertensão Arterial. Revista Brasileira de Medicina. Ribeirão Preto – SP.  

MEDINA, Fabio Leandro et al. Atividade física: impacto sobre a pressão arterial. Rev Bras Hipertens, v. 17, n. 2, p. 103-6, 2010.

htp://www.portaldocoracao.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...