12 de dezembro de 2014

Anorexia Nervosa: Tratamento Nutrológico

Anorexia Nervosa
As metas do tratamento multidisciplinar na anorexia nervosa (AN) são:
  • restabelecimento do peso
  • normalização do padrão alimentar
  • normalização da percepção de fome e saciedade
  • correção das seqüelas biológicas e psicológicas da desnutrição.
O retorno ao peso ideal deve ser controlado. É recomendado um ganho de 900 g a 1,3 kg/semana para pacientes de enfermaria e 250 g a 450 g/semana para pacientes de ambulatório. A alimentação deve ser cautelosa, com monitoração dos eletrólitos.

O consumo energético recomendado é de 30 a 40 kcal/kg por dia, podendo chegar até 70 a 100 kcal/kg por dia com a progressão do tratamento. O aumento gradual reduz a ansiedade do paciente e permite que o trato gastrointestinal se adapte à realimentação. As deficiências de vitaminas e minerais são raras na AN, devido ao uso freqüente de suplementos e à diminuição das necessidades. 

Em alguns pacientes, é extremamente difícil atingir as recomendações nutricionais apenas pela via oral. Nessas ocasiões, a alimentação nasogástrica pode ser recomendada, sendo que o uso da sonda nasogástrica noturna pode trazer ganho de peso mais rápido do que somente com a alimentação oral.



Dr. Audie Nathaniel Momm - Médico
Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos


Referências:
LATTERZA, Andréa Romero et al. Tratamento nutricional dos transtornos alimentares. Rev Psiq Clin, v. 31, n. 4, p. 173-6, 2004.
APA - American Psychiatric Association.- Practice guideline for the treatment of patients with eating disorders.  Am J Psychiatry 157 : 1-39, 2000.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...