28 de dezembro de 2014

Tratamento Nutrológico do Câncer com Antioxidantes

Câncer e Antioxidantes
A oferta de vitaminas antioxidantes como a A, E e C associada  à quimioterapia diminui efeitos colaterais e favorece a continuidade do tratamento, uma vez que a toxicidade causada pela quimioterapia é fator limitante.
 A formação dos radicais livres pela quimioterapia antineoplásica, embora indesejada, é necessária, pois é parte do mecanismo de ação destas drogas. Os efeitos colaterais mais frequentes são: mielodepressão, alopecia e alterações gastrointestinais. Os antioxidantes são substâncias que, mesmo presentes em baixas concentrações, são capazes de atrasar ou inibir as taxas de oxidação dos radicais livres.


Vitamina A
Vitamina A
Os retinóides estão envolvidos em numerosos processos fisiológicos, incluindo a diferenciação celular e o controle desta, e a apoptose, que é  a morte celular programada. Eles inibem o crescimento de células malignas no epitélio escamoso e induzem a remissão da leucemia mielocítica aguda, atuando no crescimento e no controle da diferenciação destas células. Além destas funções, os retinóides são excelentes “varredores”  de radiacais livres e também protegem as células dos danos oxidativos.
A combinação de drogas e vitaminas antioxidantes pode ser utilizada e parece ser benéfica para o tratamento de pacientes com câncer gástrico. A média de sobrevida é de 12,3 meses para os pacientes que recebem a suplementação, em comparação ao grupo controle, cuja média foi de 3,1 meses.


Vitamina E
Vitamina E
A vitamina E é capaz de inibir o crescimento das células malignas de linfomas e de câncer de mama in vitro. Ela impede que as células tumorais continuem o ciclo celular, interrompendo-o na fase G1  e conduzindo à  apoptose. Em estados de deficiência desta vitamina, os danos celulares causados pela produção de rdicais livres pelo tumor causam peroxidação lipídica e destruição celular.
Em um estudo, onde foram administradas altas doses de α-tocoferol (1600 UI/d), dadas 72 horas antes do início da quimioterapia, cerca de 69% dos pacientes não desenvolveram alopécia.

Vitamina C
Vitamina C
O ácido ascórbico é uma vitamina hidrossolúvel e antioxidante que reage diretamente com o oxigênio simples, radical hidroxila e radical superóxido, além de regenerar a vitamina E. 

A administração concomitante de vitaminas antioxidantes e antineoplásicos é importante, pois parece proteger as células sadias dos danos causados pelas drogas, principalmente as células dos tecidos de rápida proliferação celular.
Um outro fato positivo verificado é que os antioxidantes, por si só, também conseguem controlar o crescimento tumoral sem produção de toxicidade, porém com menor eficiência do que as drogas antiblásticas. Mas, ao associar estas duas substâncias pode-se alcançar o efeito desejado com menores efeitos colaterais, uma vez que os antioxidantes minimizam a toxicidade causada pelas drogas ao interagirem com os radicais livres produzidos durante a quimioterapia.


Dr. Audie Nathaniel Momm - Médico
Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos


Referências:
dos Santos, Helimar Senna, and Wanise Maria de Souza Cruz. "ATerapia NUTRICIONAL COM VITAMINAS ANTIOXIDANTES E O TRATAMENTO QUIMIOTERÁPICO ONCOLÓGICO." Revista Brasileira de Cancerologia 47.3 (2001): 303-08.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...