28 de outubro de 2016

Dieta mediterrânea diminui o risco de degeneração macular

Dr Audie Momm Dieta Mediterrânea


Estudo sugere que o consumo de uma dieta do estilo mediterrânico pode reduzir em até 1/3 o risco de degeneração macular relacionada à idade (DMRI).





Dr Audie Momm Degeneração Macular Nutrologia Ponta Grossa

Estes são os primeiros dados que permitem concluir que a cafeína - não tradicionalmente incluída na dieta mediterrânea, mas consumida em bebidas populares na região estudada – pode oferecer proteção contra a DMRI. Segundo os autores, a associação faz sentido, porque o café é rico em antioxidantes.


Publicado em uma revista oftalmológica, o estudo incluiu 883 pessoas com idade maior ou igual a 55 anos que residiam na região rural de Portugal, onde a maioria das pessoas consumia dieta do estilo mediterrânico. Do total de participantes, 449 tinham degeneração macular na fase inicial, sem perda de visão e 434 não tinham a doença.


Com o objetivo de determinar se esse tipo de dieta exerceria efeito protetor contra a DMRI, os pesquisadores avaliaram questionários alimentares validados que incluíam dados como, idade, sexo, altura, peso corporal, educação, atividade física e tabagismo. A dieta foi classificada com uma pontuação que variou de 0 a 9, onde 9 indicava uma dieta mediterrânea e 0, uma dieta completamente diferente.


O risco de degeneração macular foi 35% maior em pessoas com uma pontuação inferior a 6 (50%) do que naqueles com uma pontuação igual ou superior a 6 (39%).


O consumo de frutas foi significativamente maior no grupo sem degeneração macular (54,5%) do que no grupo com degeneração macular (45,5%; p = 0,029).


Um resultado curioso encontrado pelos pesquisadores foi que a degeneração macular era menos comum em pessoas que consumiram o equivalente a uma xícara de café expresso por dia (45,1%) do que em pessoas que não tinham esse hábito (54,4%).


“Tendo em conta estes resultados, os oftalmologistas devem considerar a recomendação de uma dieta de estilo mediterrânico para seus pacientes”, afirmam os autores.



Dr. Audie Nathaniel Momm - Médico
Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos

Referência:
  • Cachulo, Maria da Luz, et al. "Age‐related macular degeneration in Portugal: prevalence and risk factors in a coastal and an inland town. The Coimbra Eye Study–Report 2." Acta ophthalmologica (2016).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...