30 de outubro de 2016

Gordura saturada e agressividade do câncer de próstata

Dr Audie Novembro Azul Cancer Prostata


A alta ingestão de gordura saturada pode estar associada ao câncer de próstata mais agressivo, diz estudo norte-americano.




Resultados de um estudo publicado na revista Prostate Cancer and Prostatic Diseases, do grupo Nature, sugerem que a alta ingestão de gordura saturada foi associada com câncer de próstata mais agressivo em estudo de homens norte-americanos. Houve também uma sugestão de uma associação mais forte entre os homens que não tomavam estatinas, medicamento para tratamento de hipercolesterolemia e prevenção da aterosclerose.


Este estudo incluiu 321 homens com câncer de próstata "altamente agressivo", que foram definidos como tendo uma pontuação de Gleason de 8 ou superior, um nível de antígeno prostático específico maior do que 20 ng/mL, ou uma pontuação de Gleason de 7 ou superior com doença nos estágios T3-T4.


De acordo com os resultados, a ingestão elevada de gordura saturada foi associada ao câncer de próstata agressivo (OR, 1,51; 95% intervalo de confiança [IC], 1,10-2,06; P tendência = 0,009).

Novembro Azul Ponta Grossa

Não houve associação estatisticamente significativa entre câncer de próstata agressivo e ingestão de ácidos graxos mono e poli-insaturados ou ainda com a ingestão de gorduras trans.


No entanto, a ingestão elevada de colesterol total foi associada com câncer de próstata agressivo em norte-americanos brancos (OR, 1,62; IC de 95%, 1,02-2,58; P tendência = 0,056). Esta associação significativa não foi observada em norte-americanos negros.


"Nossas descobertas sugerem que a limitação da ingestão de gordura saturada, claramente importante para a prevenção de doenças cardiovasculares, também pode ter um papel na prevenção do câncer de próstata agressivo", concluem os autores.



Dr. Audie Nathaniel Momm - Médico
Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos
Referência
  • Allott, Emma H., et al. "Saturated fat intake and prostate cancer aggressiveness: Results from the population-based North Carolina-Louisiana prostate cancer project." Prostate Cancer and Prostatic Diseases (2016).


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...