2 de novembro de 2016

Amoras, Rutina, Gordura Marrom e Emagrecimento


Um novo estudo sugere que as amoras poderiam ser a chave para novos tratamentos para a obesidade. O composto rutina ativa a gordura marrom, acelerando o metabolismo e ajudando a perda de peso. 


Um novo estudo sugere que as amoras poderiam ser a chave para novos tratamentos para a obesidade, depois de encontrar um composto natural no fruto que ativa a gordura marrom, acelerando o metabolismo e ajudando a perda de peso. Rutina é o tal composto natural presente nas amoras.

Acredita-se que as amoras tenham uma riqueza de benefícios para a saúde, incluindo potencial para redução do colesterol, controle dos níveis de açúcar no sangue e redução do risco de câncer.

Pesquisadores da China sugerem que a rutina também pode ajudar a tratar a obesidade.

Embora as mudanças no estilo de vida - como adotar uma dieta saudável e aumentar a atividade física - sejam consideradas estratégias primárias para o tratamento da obesidade, essas mudanças podem não ser suficientes para alguns indivíduos, destacando a necessidade de métodos de tratamento alternativos.

O co-autor do estudo, Wan-Zhu Jin, Ph.D., do Instituto de Zoologia na Academia Chinesa de Ciências, e sua equipe investigaram os os efeitos metabólicos da rutina, com o objetivo de determinar se o composto pode ajudar a perda de peso. A rutina atuaria como um ativador da gordura marrom

Para o estudo - publicado no The FASEB Journal - a equipe adicionou rutina (1 miligrama por mililitro) à água potável de dois grupos de camundongos.

Um grupo de ratinhos era geneticamente obeso, enquanto o outro grupo tinha obesidade induzida por dieta. Ambos os grupos de ratinhos foram alimentados com uma dieta regular ao longo da duração do estudo.

Em ambos os grupos de ratos, a rutina ativou o tecido adiposo marrom (BAT), ou gordura marrom, o que levou ao aumento do gasto energético, melhor homeostase da glicose - o equilíbrio da insulina e glucagon para manter os níveis de glicose - e redução de gordura.


A gordura marrom é ativada pelo frio, fazendo com que se queime energia e para produzir calor. Segundo os pesquisadores, a rutina atua como um "mimético frio", ativando uma cascata de sinalização específica, o que aumenta a atividade de um gene chamado UCP1 e o número de mitocôndrias em gordura marrom.


Além disso, a equipe descobriu que rutina desencadeou a formação de gordura marrom - como as células de gordura no tecido adiposo subcutâneo - a gordura localizada sob a pele - em ambos os modelos de ratos com obesidade.

Com base nos resultados, Jin e colegas acreditam que a rutina pode oferecer uma nova abordagem de tratamento à obesidade e outras condições associadas ao excesso de peso.

"Os efeitos benéficos da rutina sobre a melhora metabólica mediada por BAT suscitaram um interesse substancial no potencial tratamento da obesidade e suas doenças relacionadas, como a diabetes", afirmam os pesquisadores.







Dr. Audie Nathaniel Momm - Médico
Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos





Referências:
  • Yuan, Xiaoxue, et al. "Rutin ameliorates obesity through brown fat activation." The FASEB Journal (2016): fj-201600459RR.
  • ABESO - http://www.abeso.org.br/noticia/composto-de-amoras-ajuda-a-perda-de-peso-ativando-a-gordura-marrom
  • Revista IstoÉ http://istoe.com.br/228808_A+GORDURA+QUE+QUEIMA+GORDURA/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...