18 de março de 2015

Beba mais água!

Até mesmo uma leve desidratação, causada por exercício ou calor, pode ter efeitos negativos sobre o desempenho físico e mental.


O corpo contém cerca de 60% ​​de água. No entanto, estamos continuamente perdendo água devido principalmente a urina e suor.
Há muitos pontos de vista diferentes sobre o quanto de água deve ser tomada diariamente, mas, como a maioria das coisas, isso depende de cada pessoa e vários fatores (internos e externos) envolvidos na nossa necessidade água.

Quanta água devo tomar por dia?
Normalmente, as autoridades de saúde recomendam que você siga a regra de 8 copos  (cerca de 240 ml), o que é cerca de 2 litros de água.  
No entanto, existem outros afirmam que precisamos estar dando goles de água durante todo o dia, mesmo que não tenhamos sede.  Vamos ver como isso afeta o consumo de água para o funcionamento do corpo e cérebro e como é fácil de adaptar o consumo de água para as necessidades de cada pessoa. 

Se bebermos mais água, aumenta os nossos níveis de energia e melhora o funcionamento do nosso cérebro?
Numerosos estudos afirmam que, se não permanecermos hidratados durante o dia, os nossos níveis de energia e funcionamento do nosso cérebro podem começar a declinar.
Em um estudo com mulheres, a perda de água de 1,36% após o exercício afetou o humor e a concentração, bem como aumentou a frequência de dores de cabeça.
Outros estudos mostram que a desidratação leve (1-3% de peso corporal) induzida pelo exercício ou de calor pode afetar negativamente outros aspectos da função cerebral. Também desidratação leve pode diminuir a resistência física em atividades esportivas.

A desidratação (mesmo que leve) causada pelo exercício ou calor pode ter efeitos negativos sobre o desempenho físico e mental.

Beber muita água nos ajuda a perder peso?

É sabido que o consumo de água influencia no peso corporal: quando bebemos mais água, aumentamos o metabolismo e reduzimos o apetite.
De acordo com dois estudos, beber 500 ml de água pode aumentar temporariamente o metabolismo em 24 a 30%. Os pesquisadores estimam que beber 2 litros por dia pode aumentar o gasto de energia em cerca de 96 calorias.Se o nosso objetivo é queimar calorias, beber água fria é o ideal, uma vez que o corpo precisará gastar energia para aquecer a água à temperatura do corpo.
Beber água meia hora antes das refeições, também pode reduzir a quantidade de calorias que as pessoas consomem durante todo o dia, especialmente os idosos.Um estudo mostrou que as pessoas que estão em uma dieta e que bebem 500 ml de água antes das refeições, perdem 44% mais peso durante um período de 12 semanas (4 meses) do que aqueles que não tomam essa quantidade.
De maneira geral, parece que o consumo de uma quantidade adequada de água (especialmente antes das refeições) pode ser muito favorável para perda de peso, especialmente quando combinado com uma dieta saudável.

Beber água pode aumentar temporariamente o metabolismo. Além disso, se tomarmos água meia hora antes das refeições, automaticamente consumimos menos calorias.



Beber água pode ajudar a prevenir problemas de saúde?




Problemas de saúde necessitam aumento da ingestão de água:
  • Constipação: Aumentar a ingestão de água pode ajudar o intestino preso.
  • Câncer: Estudos mostram que as pessoas que bebem mais água têm um menor risco de câncer de bexiga e câncer de cólon.
  • Pedras nos rins: consumo de água parece diminuir o risco de pedras nos rins.
  • Acne: água ajuda a hidratar a pele e reduzir a acne.

O aumento no consumo de água pode ajudar a tratar vários problemas de saúde como a constipação intestinal e os cálculos renais.



Além da água, outros líquidos podem ser benéficos?

Água não é o único líquido que contribui para o equilíbrio hídrico do nosso corpo: há outras bebidas e alimentos também influenciam consideravelmente.
Existe um mito que bebidas com cafeína (como café e chá) não são contabilizados para no balanço porque a cafeína é um diurético. No entanto, os estudos demonstram que isso não é verdade, pois o efeito diurético destas bebidas é muito baixo.
A maioria dos alimentos contêm quantidades elevadas de água. Carne, peixe, ovos e especialmente frutas e vegetais são ricos em água contendo quantidades significativas.
Neste sentido, se você beber café ou chá e comer alimentos ricos em água, é provável que seja suficiente para manter o equilíbrio hídrico, desde que não transpire muito.

Existem outras bebidas além da água que contribuem para o balanceamento hídrico, entre elas incluem-se as bebidas com cafeína, como o café e o chá.



Confie em sua sede. Ela aparece por alguma razão.


Manter o equilíbrio hídrico é essencial para a nossa sobrevivência. Por esta razão, a evolução deu-nos complexos mecanismos para regular a frequência e a quantidade do que nós bebemos.
Quando a nossa hidratação está abaixo de um certo nível, a SEDE aparece. Isto é controlado por mecanismos semelhantes aos processos como a respiração: não temos que pensar conscientemente sobre isso.
Provavelmente a maioria das pessoas não precisa se preocupar com o consumo de água: o instinto de sede é muito confiável e tem conseguido para manter vivo o ser humano por um longo período de tempo.
Na verdade, não há ciência real por trás do "8 copos ao dia", isto é completamente arbitrário.
No entanto, há certas circunstâncias que podem exigir um aumento da ingestão de água, ou seja, não apenas quando sentirmos sede. A circunstância mais importante é um momento de alta transpiração. Por exemplo, quando nós nos exercitamos ou no clima quente (especialmente em tempo seco).
Quando você sua demais, os fluidos perdidos devem ser repostos. Os atletas que se exercitam intensamente durante um longo período pode também precisam repor eletrólitos, além de água.
A necessidade de água também aumenta durante a lactação, bem como durante certos estados de doença, tais como vômitos ou diarreia.
IDOSOS
: De acordo com alguns estudos, é provável que as pessoas idosas precisem monitorar conscientemente o seu consumo de água, uma vez que os mecanismos que regulam a sede podem começar a falhar na idade avançada.

A maioria das pessoas não precisa de pensar conscientemente sobre a ingestão de água, pois o mecanismo cerebral que regula a sede é muito eficaz. No entanto, algumas circunstâncias exigem maior consumo de água.


Qual a quantidade de água ideal por dia?

Na verdade, não se pode dizer exatamente o quanto de água você precisa. Assim como acontece com a maioria das coisas, isso depende de cada indivíduo.
Algumas pessoas podem viver melhor com mais água do que o habitual, enquanto para outros, isso só pode ter a desvantagem de mais idas ao banheiro.

CONCLUSÃO
Se você está com sede, beba, e quando estiver saciado pare. Em períodos de calor extremo ou o exercício, beba água o suficiente para compensar a perda de líquidos.




Referências:

ARMSTRONG, Lawrence E. et al. Mild dehydration affects mood in healthy young women. The Journal of Nutrition, v. 142, n. 2, p. 382-388, 2012.
WILSON, MM G.; MORLEY, JE2003. Impaired cognitive function and mental performance in mild dehydration. European Journal of Clinical Nutrition, v. 57, p. S24-S29, 2003.
MAUGHAN, R. J. Impact of mild dehydration on wellness and on exercise performance. European Journal of Clinical Nutrition, v. 57, p. S19-S23, 2003.
BOSCHMANN, Michael et al. Water-induced thermogenesis. The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, v. 88, n. 12, p. 6015-6019, 2003.
WALLEGHEN, Emily L. et al. Pre‐meal water consumption reduces meal energy intake in older but not younger subjects. Obesity, v. 15, n. 1, p. 93-99, 2007.
DENNIS, Elizabeth A. et al. Water Consumption Increases Weight Loss During a Hypocaloric Diet Intervention in Middle‐aged and Older Adults. Obesity, v. 18, n. 2, p. 300-307, 2010.
CUOMO, Rosario et al. Effects of carbonated water on functional dyspepsia and constipation. European journal of gastroenterology & hepatology, v. 14, n. 9, p. 991-999, 2002.
LUBIN, Flora et al. Nutritional and lifestyle habits and water-fiber interaction in colorectal adenoma etiology. Cancer Epidemiology Biomarkers & Prevention, v. 6, n. 2, p. 79-85, 1997.
GEOFFROY‐PEREZ, Béatrice; CORDIER, Sylvaine. Fluid consumption and the risk of bladder cancer: Results of a multicenter case‐control study. International journal of cancer, v. 93, n. 6, p. 880-887, 2001.
MESCHI, Tiziana et al. Body weight, diet and water intake in preventing stone disease. Urologia internationalis, v. 72, n. Suppl. 1, p. 29-33, 2004.
GRANDJEAN, Ann C. et al. The effect of caffeinated, non-caffeinated, caloric and non-caloric beverages on hydration. Journal of the American College of Nutrition, v. 19, n. 5, p. 591-600, 2000.
PHILLIPS, Paddy A. et al. Body fluid changes, thirst and drinking in man during free access to water. Physiology & behavior, v. 33, n. 3, p. 357-363, 1984.
VALTIN, Heinz et al. “Drink at least eight glasses of water a day.” Really? Is there scientific evidence for “8× 8”?. American Journal of Physiology-Regulatory, Integrative and Comparative Physiology, v. 283, n. 5, p. R993-R1004, 2002.
STACHENFELD, NINA S. et al. Mechanism of attenuated thirst in aging: role of central volume receptors. American Journal of Physiology-Regulatory, Integrative and Comparative Physiology, v. 272, n. 1, p. R148-R157, 1997.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...