13 de janeiro de 2016

Mentiras sobre dietas de emagrecimento

Mentiras sobre dietas de emagrecimento

Muitas dietas para perda de peso têm como base apenas opiniões infundadas sobre alimentação, sem qualquer base científica. 


No mundo dos métodos e técnicas para a perda de peso, há inúmeras mentiras e enganos que não fazem nada, senão prejudicar a sua saúde e fazer você engordar.


Todas as calorias são iguais

Mito ou realidade? MITO

Calorias são uma medida de energia e todas as calorias têm o mesmo conteúdo de energia.
No entanto, as calorias têm efeitos diferentes sobre o corpo, dependendo da origem, pois cada alimento passa por um processo de metabolização diferente.
Uma caloria em proteína não é o mesmo que uma caloria em gordura ou carboidrato, assim como também um teor calórico sólido não é o mesmo que um líquido.

Por exemplo:
As calorias presentes nas proteínas aceleram o metabolismo, reduzem o apetite e melhoram a função de alguns hormônios. Calorias de alimentos integrais saciam mais que as calorias de alimentos refinados.

 

Perder peso é um processo linear


Mito ou realidade? MITO
 
Perder peso é um processo que requer tempo e paciência e, obviamente, não é um processo linear. Existem dias em que você perde peso e dias que não. No entanto, esta é uma situação completamente normal, porque é muito provável que um dia você tenha retido mais líquido do que o habitual ou o seu sistema digestivo contenha mais alimentos. Além disso, este "desequilíbrio" é mais pronunciado nas mulheres, que experimentam uma variação significativa do peso líquido durante a menstruação.



Comer gordura faz você ser gordo

Mito ou realidade? MITO

 
O consumo de gordura historicamente tem sido responsabilizado pela epidemia de obesidade que ocorreu nas últimas décadas. Mas as coisas não são tão simples como parecem. Não é uma característica própria da gordura causar aumento de peso, a não ser que a gordura faça parte de uma dieta hipercalórica.
Se você comer uma quantidade de calorias dentro do normal, a gordura não faz você gordo.
Na verdade, as dietas de alto teor de gordura e baixa em carboidratos estão entre os métodos mais eficazes para a perda de peso.
Como muitas vezes acontece no mundo da nutrição, isso depende inteiramente do contexto.
Não há dúvida de que uma alta ingestão de gordura com uma alta ingestão de carboidratos, calorias e junk food vai fazer você engordar sim, mas gordura não é a única causadora.


  Alimentos diet promove a perda de peso corporal

Mito ou realidade? MITO

Não confie cegamente em alimentos vendidos como "diet", uma vez que na maioria dos casos existem calorias escondidas, adicionados de açúcar e de outras substâncias que contribuem para o ganho de peso e deterioração da sua saúde.
Consulte sempre seu médico nutrólogo ou nutricionista.






Dr. Audie Nathaniel Momm - Médico
Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos


Referências
  • FEINMAN, Richard D.; FINE, Eugene J. " A calorie is a calorie" violates the second law of thermodynamics. Nutrition journal, v. 3, n. 1, p. 1, 2004.
  • PESTA, Dominik H.; SAMUEL, Varman T. A high-protein diet for reducing body fat: mechanisms and possible caveats. Nutrition & metabolism, v. 11, n. 1, p. 1, 2014.
  • MATTES, Richard D.; CAMPBELL, Wayne W. Effects of food form and timing of ingestion on appetite and energy intake in lean young adults and in young adults with obesity. Journal of the American Dietetic Association, v. 109, n. 3, p. 430-437, 2009.
  • WHITE, Colin P. et al. Fluid retention over the menstrual cycle: 1-year data from the prospective ovulation cohort. Obstetrics and gynecology international, v. 2011, 2011.
  • GREENWAY, F. L. Physiological adaptations to weight loss and factors favouring weight regain. International Journal of Obesity, v. 39, n. 8, p. 1188-1196, 2015.
  • PÉREZ-GUISADO, Joaquín. Las dietas cetogénicas: beneficios adicionales a la pérdida de peso y efectos secundarios infundados. Archivos Latinoamericanos de Nutrición, v. 58, n. 4, p. 323, 2008.
  • DHURANDHAR, Emily J. et al. The effectiveness of breakfast recommendations on weight loss: a randomized controlled trial. The American journal of clinical nutrition, v. 100, n. 2, p. 507-513, 2014.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...