2 de fevereiro de 2014

Benefícios do óleo de coco na alimentação

Benefícios do óleo de coco

Óleo de coco é um dos "superalimentos" encontrados na natureza. Sua combinação exclusiva de ácidos graxos têm ação importante sobre a saúde, incluindo a perda de peso e melhora da função cerebral.



Combinação única de ácidos graxos com fortes propriedades medicinais.
Óleo de coco propriedades medicinais
O óleo de coco tem sido muitas vezes demonizado por seu conteúdo de gordura saturada. Na verdade, é uma das mais ricas fontes de gordura saturada no mundo: 90% de seus ácidos graxos são saturados.
No entanto, as novas pesquisas sugerem que as gorduras saturadas são relativamente inofensivas. O óleo de coco contém gordura saturada, comum encontrada em queijo ou carne vermelha, mas que contêm triglicerídeos de cadeia média.
A maioria dos ácidos graxos na dieta são de cadeia longa, mas os de cadeia média são metabolizados de forma diferente. Eles são levados ao fígado a partir do trato digestivo e podem ser usados como uma fonte rápida de energia ou ser convertidos em cetonas (o que pode ter efeitos terapêuticos na epilepsia e a doença de Alzheimer).

O óleo de coco contém triglicerídeos de cadeia média, que são metabolizados de forma diferente e pode ter efeitos terapêuticos sobre distúrbios cerebrais.




Pessoas que consomem óleo de coco estão entre as mais saudáveis ​​no mundo.
Óleo de coco propriedades medicinais
O coco é por vezes exótico no mundo ocidental e, geralmente, consumido pelos amantes de uma alimentação saudável.
No entanto, em algumas partes do mundo, coco tem sido base da dieta por muitas gerações. O melhor exemplo disso são as pessoas de Tokelau, no Pacífico Sul.Mais de 60% ​​das calorias vem de coco e são os maiores consumidores de gorduras saturadas no mundo. No entanto, têm excelente saúde sem evidência de doença cardíaca.
Outro exemplo de um povo que consomem grandes quantidades de coco e possui excelente saúde são os habitantes da ilha de Kitava, parte de Papua Nova Guiné.

Muitas pessoas em todo o mundo têm consumido grandes quantidades de coco ao longo de muitas gerações.




Aumenta o gasto energético, ajudando a queimar gordura.

OLEO DE COCO Aumenta o gasto energético, ajudando a queimar gordura
Enquanto muitos pensam que a obesidade é apenas uma questão de calorias, outros acreditam que as fontes dessas calorias também têm muito a fazer.
É um fato que diferentes alimentos afetam nossos corpos e hormônios de maneiras diferentes. Uma caloria não é apenas uma caloria.
Assim, triglicerídeos de cadeia média em óleo de coco podem aumentar o gasto de energia quando comparado com a mesma quantidade de calorias de gordura de cadeia mais longa.
Um estudo descobriu que 15 a 30 gramas de triglicerídeos de cadeia média por dia pode aumentar o gasto energético diário em 5%, o equivalente a 120 calorias.

Ácido de cadeia média de óleo de coco aumento gasto energético diário em até 5%, levando potencialmente a perda de peso significativa no longo prazo.



O ácido láurico no óleo de coco mata as bactérias, vírus e fungos.

acido laurico
Quase metade dos ácidos graxos no óleo de coco é ácido láurico. Quando o óleo é digerido, um monoglicérido chamado monolaurina é formado. E tanto o ácido láurico como monolaurina pode eliminar agentes patogénicos, tais como bactérias, vírus e fungos.
Por exemplo, pode matar as bactérias nocivas Staphylococcus aureus e Candida albicans, levedura que causa infecções em seres humanos.

Produtos derivados do óleo de coco pode matar agentes patogênicos, ajudando a prevenir infecções.



Pode reduzir o apetite.

Oleo de coco reduz o apetite
A redução do apetite provocada pelo óleo de coco, estaria relacionada com o fato de que os ácidos graxos, metabolizados em corpos cetônicos, causariam esse efeito.
Em estudo, diferentes quantidades de triglicerídeos foram fornecidos a seis homens saudáveis. Aqueles que consumiram a maior quantidade de triglicerídeos de cadeia média acabou consumindo 256 calorias a menos por dia, em média. Este estudo foi pequeno e apenas por um curto período de tempo. Se inferirmos que este efeito persiste a longo prazo, teremos uma influência dramática sobre o peso corporal ao longo de vários anos.

Os ácidos graxos no óleo de coco pode reduzir significativamente o apetite e peso corporal trazendo benefícios a médio e longo prazo.




Os ácidos graxos metabolizados em corpos cetônicos reduzem convulsões.

Oleo de coco e dieta cetogênica
A dieta cetogênica (pobre em hidratos de carbono e de alto teor de gordura) está atualmente sendo estudada como um meio para tratar vários distúrbios.A melhor aplicação terapêutica desta dieta é para tratar epilepsia refratária ao tratamento medicamentoso em crianças.A dieta consiste em comer muito poucos hidratos de carbono e muitas gorduras para aumentar a concentração de corpos cetónicos no corpo. E por alguma razão, esta dieta reduz drasticamente convulsões em crianças epiléticas, mesmo aqueles que não têm sido bem sucedidas com diferentes tipos de drogas.
Triglicérides de cadeia média no óleo de coco pode aumentar os níveis sanguíneos de corpos cetônicos e ajudar a reduzir convulsões em crianças com epilepsia.




Melhora os níveis de colesterol no sangue e reduz o risco de doença cardíaca.

Oleo de coco Melhora os níveis de colesterol no sangue e reduz o risco de doença cardíaca
O óleo de coco é cheio de gorduras saturadas que não prejudicam o perfil lipídico do sangue tanto quanto se pensava inicialmente. 
Em um estudo em 40 mulheres, o óleo de coco (em comparação com a soja) reduziu o colesterol total e LDL e elevou HDL.
Há também estudos em ratos mostram que o óleo de coco reduz os triglicérides, colesterol total e LDL, enquanto aumenta HDL e melhora fatores de coagulação do sangue e da capacidade antioxidante. Esta melhora nos fatores de risco cardiovasculares, teoricamente, devem levar a um menor risco de doença cardíaca em longo prazo.

Estudos em humanos e em ratos demonstraram que o óleo de coco melhora fatores de risco cardíaco importantes, tais como o colesterol total, LDL e HDL.




Protege os cabelos, hidrata a pele e funciona como um protetor solar.

Oleo de coco Protege os cabelos, hidrata a pele e funciona como um protetor solar.
Muitas pessoas usam o óleo de coco para fins cosméticos, e para melhorar a saúde e a aparência do cabelo e pele.
Estudos realizados em pessoas com pele seca mostraram que o óleo de coco melhora o teor de lípidos da pele e de umidade.
Além disso, o óleo de coco pode proteger os cabelos dos danos externos, e um estudo mostrou a sua eficácia como protetor solar, bloqueando em 20% os raios ultravioletas do sol.
Ele também pode ser usado como um enxaguante bucal, matando as bactérias na boca, promovendo saúde dentária melhorar e reduzindo o mau hálito.

Óleo de coco pode ser aplicado topicamente como um hidratante da pele e protege o cabelo. É também usado como um filtro solar leve e enxaguante bucal.




Os ácidos graxos no óleo de coco melhora o funcionamento do cérebro em pacientes de Alzheimer.

Oleo de coco melhora o funcionamento do cérebro em pacientes de Alzheimer
A doença de Alzheimer, que geralmente afeta pessoas idosas, parece ser causada por uma redução na capacidade de converter a glicose em energia, em certas partes do cérebro.
Os corpos cetônicos podem fornecer energia para o cérebro e vários investigadores têm especulado que poderia proporcionar uma fonte alternativa de energia para as células e reduzir os sintomas da doença de Alzheimer.
Em um estudo realizado em 2006, o consumo de triglicerídeos de cadeia média levou a uma melhoria imediata na função cerebral em pacientes com doença de Alzheimer leve.
Os estudos mostram que os ácidos graxos no óleo de coco elevam os níveis de corpos cetônicos no sangue, fornecimento de energia para as células do cérebro de pacientes com Alzheimer e aliviam os sintomas da doença.



Contribui para queimar gordura, especialmente aquelas que se acumulam na cavidade abdominal.

Oleo de coco reduz a gordura intraabdominal
Como reduzir o apetite e aumentar a queima de gordura, obviamente o óleo de coco ajuda a perder peso .
Aparentemente, parece que para ser particularmente eficaz na redução da gordura que está alojada na cavidade abdominal e em torno dos órgãos. Esta é a gordura mais perigosa, com uma forte relação com várias doenças.
A circunferência da cintura é facilmente medido e é um bom indicador da quantidade de gordura no interior da cavidade abdominal. Num estudo de 40 mulheres com obesidade abdominal, foram dados 30 ml de óleo de coco por dia, o que levou a uma redução significativa no índice de massa corporal e a circunferência da cintura ao longo de um período de 12 semanas.
Outro estudo em 20 homens obesos notou-se uma redução na circunferência da cintura de 2,86 cm quatro semanas após consumir 30 ml de óleo de coco por dia. Sem aumentar o exercício físico ou realizar dieta. Em resumo: perde-se quantidades significativas de gordura abdominal por simples adição de óleo de coco para a sua dieta.


Oleo de coco



Para usufruir dos benefícios, é importante para comprar óleo de coco orgânico e virgem, não refinado.



Dr. Audie Nathaniel Momm - Médico
Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos


Referências:
  • PRIOR, Ian A. et al. Cholesterol, coconuts, and diet on Polynesian atolls: a natural experiment: the Pukapuka and Tokelau island studies. The American journal of clinical nutrition, v. 34, n. 8, p. 1552-1561, 1981.
  • LINDEBERG, S.; LUNDH, B. Apparent absence of stroke and ischaemic heart disease in a traditional Melanesian island: a clinical study in Kitava. Journal of internal medicine, v. 233, n. 3, p. 269-275, 1993.
  • DULLOO, A. G. et al. Twenty-four-hour energy expenditure and urinary catecholamines of humans consuming low-to-moderate amounts of medium-chain triglycerides: a dose-response study in a human respiratory chamber. European journal of clinical nutrition, v. 50, n. 3, p. 152-158, 1996.
  • RUZIN, Alexey; NOVICK, Richard P. Equivalence of lauric acid and glycerol monolaurate as inhibitors of signal transduction in Staphylococcus aureus. Journal of bacteriology, v. 182, n. 9, p. 2668-2671, 2000.
  • MCCLERNON, F. Joseph et al. The Effects of a Low‐Carbohydrate Ketogenic Diet and a Low‐Fat Diet on Mood, Hunger, and Other Self‐Reported Symptoms. Obesity, v. 15, n. 1, p. 182-182, 2007.
  • STUBBS, R. J.; HARBRON, C. G. Covert manipulation of the ratio of medium-to long-chain triglycerides in isoenergetically dense diets: effect on food intake in ad libitum feeding men. International journal of obesity and related metabolic disorders: journal of the International Association for the Study of Obesity, v. 20, n. 5, p. 435-444, 1996.
  • MENSINK, Ronald P. et al. Effects of dietary fatty acids and carbohydrates on the ratio of serum total to HDL cholesterol and on serum lipids and apolipoproteins: a meta-analysis of 60 controlled trials. The American journal of clinical nutrition, v. 77, n. 5, p. 1146-1155, 2003.
  • NEVIN, K. G.; RAJAMOHAN, T. Beneficial effects of virgin coconut oil on lipid parameters and in vitro LDL oxidation. Clinical biochemistry, v. 37, n. 9, p. 830-835, 2004.
  • REGER, Mark A. et al. Effects of β-hydroxybutyrate on cognition in memory-impaired adults. Neurobiology of aging, v. 25, n. 3, p. 311-314, 2004.
  • ASSUNÇAO, Monica L. et al. Effects of dietary coconut oil on the biochemical and anthropometric profiles of women presenting abdominal obesity. Lipids, v. 44, n. 7, p. 593-601, 2009.
  • LIAU, Kai Ming et al. An open-label pilot study to assess the efficacy and safety of virgin coconut oil in reducing visceral adiposity. ISRN pharmacology, v. 2011, 2011.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...