16 de fevereiro de 2014

Deliciosos benefícios do azeite de oliva

Benefícios do Azeite de Oliva



O azeite é conhecido por ser um dos pilares que suportam a dieta mediterrânea. Ele é considerado a gordura mais saudável que existe. É a escolha perfeita para cozinhar, além de temperar e condimentar suas receitas.



Valor nutricional

Valor Nutricional do Azeite de Oliva
100 g de azeite extra-virgem contém:

  • Vitamina K: 75% da dose diária recomendada (RDA).
  • Vitamina E: 72% de CDR.
  • As gorduras monoinsaturadas: 73%, principalmente ácido oleico.
  • Gorduras saturadas: 13,8%.
  • Omega 6: 8,7%.
  • Omega 3: 0,76%.
  • Numerosos antioxidantes.

Ácido oleico, a gordura mais abundante no azeite de oliva é muito saudável e são atribuídas propriedades anticancerígenas.
Todas as gorduras monoinsaturadas encontradas no azeite extra virgem resistem a altas temperaturas, por isso também é a escolha perfeita para cozinhar.
O alto teor de antioxidantes do azeite é responsável por seus efeitos anti-inflamatórios e de proteção contra várias doenças. 


Doença cardíaca

Azeite de Oliva e Doença Cardíaca
Vários estudos concluíram que a dieta mediterrânea, graças ao azeite , reduz significativamente o risco de doença cardíaca.
Como o azeite age contra doenças cardiovasculares?
Ele reduz os mediadores inflamatórios, reduz a pressão arterial, impede a formação de coágulos  e previne a oxidação do colesterol LDL, entre outros.
Se você sofre de doença cardíaca, tem uma história familiar de doença cardíaca ou de quaisquer outros fatores de risco, DEVE incluir ou aumentar o consumo de azeite virgem extra em sua alimentação diária.




Diabetes tipo 2

Azeite de Oliva e Diabetes
Vários estudos de observação e ensaios clínicos demonstraram que o azeite de oliva, em combinação com uma dieta mediterrânea, pode reduzir o risco de desenvolvimento de diabetes do tipo 2.
Segundo alguns estudos, o azeite tem uma influência positiva sobre a resistência à insulina e glicemia.



Artrite reumatóide

Azeite de Oliva e Diabetes
O azeite de oliva ajuda a reduzir a dor nas articulações e inflamação causada pela artrite reumatóide.
De acordo com um estudo realizado pelo Departamento de Epidemiologia da Universidade de Atenas, o consumo de azeite e legumes cozidos pode reduzir o risco de desenvolver artrite reumatóide. Segundo este estudo o grupo que consumiu mais de azeite (43 g/dia) teve um 2,5x menor risco de desenvolver artrite reumatóide do que o grupo que consumiu menos. Na população de estudo, o consumo de ambos os vegetais e azeite era um inverso independente proporcional ao risco de artrite reumatóide. Os efeitos positivos de azeite na artrite reumatóide aumenta significativamente quando combinado com o óleo de peixe.

Acidente Vascular Cerebral (AVC)

Azeite de Oliva e AVC
Há numerosos estudos que demonstram que pessoas que ingerem azeite de oliva têm um menor risco de acidente vascular cerebral, a segunda principal causa de morte nos países desenvolvidos.
O que é um AVC?
Um acidente vascular cerebral é causado por uma interrupção do fornecimento de sangue para o cérebro, devido à hemorragia ou um coágulo de sangue.
De acordo com um estudo na França com 7625 pessoas, pessoas que usam azeite para cozinhar ou como tempero têm um menor risco de acidente vascular cerebral do que aqueles que não usam.


Alzheimer

Azeite de Oliva e Alzheimer
Alguns estudos sugerem que o óleo de oliva pode ajudar a combater a doença de Alzheimer .
Azeite contém uma substância capazes de remover placas amilóides que se acumulam nos neurónios durante o desenvolvimento da doença.









Propriedades anti-inflamatórias

Azeite de Oliva é anti-inflamatório
O azeite extra virgem é um excelente anti-inflamatório natural.
Graças ao seu teor de ácido oleico e Oleocanthal (antioxidante), é capaz de reduzir a inflamação que causa várias doenças.
Oleocanthal é um composto com efeitos semelhantes ao famoso ibuprofeno.

Por o outro lado, vários estudos têm mostrado que o ácido oleico em azeite pode reduzir os níveis de alguns marcadores de inflamação, tais como a proteina C reativa (PCR)..

Propriedades anti-cancerígenas

Azeite de Oliva é anti-cancerìgeno
As evidências preliminares sugerem que o azeite pode prevenir o câncer, reduzindo os danos causados ​​por radicais livres.
De acordo com os estudos, o oleocanthal é o composto responsável pela a morte de células cancerosas.
No entanto, mais estudos são necessários em seres humanos para confirmar se o azeite pode realmente prevenir o câncer.








Propriedades antibacterianas

Azeite de Oliva é antibiótico
Alguns dos seus compostos pode matar bactérias que permanece no estômago, como é o caso da Helicobacter pylori, que causa câncer de estômago e úlceras.
Além disso, os cientistas da Universidade de Jaén descobriram recentemente que o azeite extra virgem extra é mai eficaz do que o óleo de peixe quando ele trata de prevenir infecções bacterianas.






Azeite de Oliva


O azeite é um óleo natural com vários benefícios para a saúde e uma das poucas gorduras que merece ser chamada de  superalimento.
Mas quando falamos sobre as propriedades do azeite nos referimos ao azeite extra virgem, porque é o único tipo de óleo que contém antioxidantes e compostos bioativos.
No entanto, existem muitas fraudes no mercado de azeite e alguns rotulados como "extra virgem" pode estar diluído com outros óleos refinados. Preste atenção ao que você compra e certifique-se de adquirir o azeite extra-virgem real.

Azeite de Oliva

Dr. Audie Nathaniel Momm - Médico
Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos


Referências
  • CARRILLO, C.; CAVIA, M.ª del M.; ALONSO-TORRE, S. R.. Antitumor effect of oleic acid; mechanisms of action: A review. Nutr. Hosp.,  Madrid,  v. 27,  n. 6, dic.  2012 .  
  • AVIRAM, M.; EIAS, K. Dietary olive oil reduces low-density lipoprotein uptake by macrophages and decreases the susceptibility of the lipoprotein to undergo lipid peroxidation. Annals of nutrition and metabolism, v. 37, n. 2, p. 75-84, 1993.
  • RUANO, Juan et al. Phenolic content of virgin olive oil improves ischemic reactive hyperemia in hypercholesterolemic patients. Journal of the American College of Cardiology, v. 46, n. 10, p. 1864-1868, 2005.
  • SMITH, Ruth D. et al. Long-term monounsaturated fatty acid diets reduce platelet aggregation in healthy young subjects. British journal of nutrition, v. 90, n. 03, p. 597-606, 2003.
  • KASTORINI, Christina-Maria; PANAGIOTAKOS, Demosthenes B. Dietary patterns and prevention of type 2 diabetes: from research to clinical practice; a systematic review. Current diabetes reviews, v. 5, n. 4, p. 221-227, 2009. 
  • ARDOY, Zamora et al. Aceite de oliva: influencia y beneficios sobre algunas patologías. In: Anales de Medicina Interna. Arán Ediciones, SL, 2004. p. 50-54.
  • BERBERT, Alair Alfredo et al. Supplementation of fish oil and olive oil in patients with rheumatoid arthritis. Nutrition, v. 21, n. 2, p. 131-136, 2005.
  • YONEYAMA, Satoko et al. Dietary intake of fatty acids and serum C-reactive protein in Japanese. Journal of epidemiology, v. 17, n. 3, p. 86-92, 2007.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...